terça-feira, 17 de março de 2015

Medeiros Cabral

 Medeiros Cabral

Todo o trabalho demonstra equilíbrio, esse equilíbrio é dado através da divisão na vertical da cabeça humana. Esta representa o Homem da atualidade daí o facto da ausência de rosto, as partes da cabeça humana estão pintadas igualmente com cores neutras para indicar os lados positivos como negativos do trabalho e da família e que é preciso manter o equilíbrio entre os mesmos. As formas irregulares a preto no interior da cabeça representam o cérebro em desconstrução, e as mensagens escritas a azul são os pensamentos e ideias do Homem da atualidade, a cor azul pela razão de a mesma simbolizar o equilíbrio. Na base é dada a projecção oposta das sombras de cada uma das metades da cabeça simbolizando as diferentes decisões feitas no passado. 

Um trabalho extenso; difícil e complexo, cujo o tema era o trabalho e a família.

Nem tudo correu como poderia esperar, houve partes que exigiam maior paciência, outras que cujo a imaginação e a dedicação eram elementos chave.

Começando pelo princípio, tendo e em mente o tema proposto, decidi fazer uma espécie de escultura, utilizando : liga de gesso; massa de moldar; espuma poliuretano; tintas preta e branca e uma base de madeiras para oferecer estabilidade ao projeto.
Como ideia inicial, planeava fazer uma cabeça  humana, nenhum em particular, apenas uma forma simples para definir e representar o Homem dos nossos tempos, utilizando a liga de gesso para dar a forma inicial; massa de moldar para dar um ar mais suave e não tão rude e a espuma de poliuretano para o interior. De seguida com uma serra, dividi a cabeça e com as tintas preta e branca pintei cada uma das metades de preto e branco igualmente divididos, simbolizando que a na vida existem lados bons e lados maus, situações agradáveis e outras desagradáveis e que há que tentar manter um equilíbrio e conciliar esses dois lados.



Para próximo passo, utilizando a espuma poliuretano criei uma formas irregulares e volumosas para representar  a matéria cerebral na cabeça de um Humano  e com isso simbolizar os pensamentos soltos e dispersos dando cor com a tinta preta e em tinta azul umas pequenas palavras ou mensagens que passam pelos pensamentos do Homem da atualidade relativos há família e ou ao trabalho .

Com todos os elementos prontos, faz se a montagem de todos eles com a plataforma de madeira, dispostos de maneira com as sombras pretas de forma apelativa e compreensível.




Tinta acrílica sobre liga de gesso; massa de moldar;
Espuma poliuretano, numa base de madeira.



30 por 35 cm
Altura 22 cm.                                                                                                                                               

Sem comentários:

Enviar um comentário